domingo, 25 de agosto de 2013

Veja X Pragmatismo Político: Por que as abordagens jornalísticas sobre um único tema são TÃO diferentes?


No meu modesto ponto de vista, o Pragmatismo Político trata o tema com lucidez e IMPARCIALIDADE, resgatando fatos históricos e contextualizando a reportagem. Não exalta nem diminui. A linha editorial seguida pelo Pragmatismo Político é quase breachtiana. Quem conhece esse autor sabe do que estou falando...

Já a VEJA estampa na capa da revista: "O bando dos caras tapadas. Quem são os manifestantes do Black Bloc, que saem às ruas para quebrar tudo?".

Qualquer um consegue perceber, a partir do título da matéria, que o interesse da Veja é "pichar" a imagem de mais uma forma de manifestação política da sociedade. Obviamente que o direito de expressão deve ser horizontal e igualitário. É dizer: se os BB têm o direito de se expressarem, a Veja também o tem. No entanto, o problema é quanto um veículo de altíssimo alcance em esfera nacional, tendenciosamente molda os fatos de acordo com interesses particulares de determinados "grupos" da sociedade. Um veículo jornalístico deveria prezar pelos FATOS, e não fazer o uso de “dois pesos e duas medidas”.

Leia as duas matérias, tanto a da Veja quanto a do Pragmatismo Político, e tire suas próprias conclusões.

Não estou sendo defensor dos Black Bloc. Esse não é meu interesse com essa postagem. Ainda tenho muita pesquisa a fazer para poder formar minha opinião sobre essa filosofia de ativismo político. Minha maior preocupação é a maneira escrachada como a "grande mídia" ludibria as pessoas, o que acaba por dificultar o processo de compreensão de um assunto, e, consequentemente, de formação de opinião.

O jeito é sempre "duvidar", dá mais trabalho, mas é mais seguro... Cair na pesquisa, ver entrevistas, e diversificar a fonte.


Nenhum comentário:

Postar um comentário